A síndrome do intestino irritável e a fibromialgia



De acordo com artigos médicos como este aqui, de Milton Helfenstein, ou de Berber (só pra citar alguns) existe uma associação entre a fibromialgia e a síndrome do intestino irritável (síndrome do cólon irritável). 


A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal do tipo mobilidade do bolo fecal, ausência de vontade de ir ao banheiro - embora sinta a barriga estufar e estar a vários dias sem ir ao banheiro -, sem que haja qualquer causa orgânica que se possa identificar com exames.
A síndrome do intestino irritável consegue ser desesperadora, estragar um dia inteiro de trabalho ou atividades sociais e deixar a pessoa prostrada de tanta dor e desconforto abdominal. De acordo com o site MD.Saúde, apesar de apresentar sinais e sintomas que podem ser bastante incômodos, a síndrome do intestino irritável não provoca inflamações ou lesões no intestino nem aumenta o risco de câncer intestinal. O que foi um grande alívio pra mim que já convivo com esses sintomas desde 2015, a primeira vez em que passei muito mal com estes sintomas. 
Até o início deste ano, eu já pensava em procurar um gastroenterologista pra realizar exames, com medo de já estar com câncer ou com alguma lesão no intestino grosso, tal é a dificuldade e o longo tempo que vivo com estes problemas que surgiram no terceiro estágio da fibromialgia  - primeiro estágio: muitas dores, espalhadas pelo corpo todo, sem comprovação de exames para as causas das dores; segundo estágio: ansiedade, choro fácil, stress, depressão; terceiro estágio: todos os sintomas anteriores mais a síndrome do intestino irritável e depressão profunda; quarto estágio (estou nele agora) com todos os sintomas anteriores mais dificuldades de memória, confusão mental, dificuldade de encontrar palavras simples do cotidiano para se comunicar, dores de cabeça intensas. Esta é uma divisão pessoal que venho realizando à medida que surgem novos sintomas. A constipação intestinal, no meu caso, foi aumentada pelos efeitos colaterais dos remédios antidepressivos que tomo, por conta da forte depressão - outro "presentinho" de ser paciente de dores crônicas. 
Formas de "driblar" a síndrome do intestino irritável: 
1) Alimentação: inserir na alimentação diária, as nozes, frutas, verduras, legumes e cereais. 
No meu caso, procurei uma nutricionista do SUS e com a sua ajuda, inseri arroz e massas integrais, pão integral, iogurte e leite desnatado. Além disso,  tenho umas estratégias ótimas e de muito efeito pra mim que tenho severa constipação:
Estratégia 1: por volta das 10h da manhã, faço uma vitamina com iogurte natural, de 6 a 10 ameixas, 1 colher de farinha de chia. Tomo todos os dias e procuro falhar o menos possível. 
Estratégia 2: como logo no café da manhã, meio mamão, todos os dias também e procuro falhar o menos possível.
2) Exercícios físicos: exercícios de alongamento da região sacro-ilíaca porque tenho disfunção nesta região e os nervos e músculos desta área vivem comprimidos pela inflamação da área. Realizo todos os dias o Surya Namaskar, que além de aquecer todo o corpo assim que sair da cama, realinha os chacras me mantendo mais forte para combater os pensamentos depressivos e alonga a musculatura dessa área.
Fonte: http://www.sportsinjuryclinic.net/rehabilitation-exercises/stretching-exercises/page-2

Assim, vou aprendendo e convivendo da melhor maneira possível com o pacote de sintomas que a fibromialgia vai nos trazendo. A síndrome do intestino irritável, associada com a depressão (a mim é um círculo vicioso: essas duas se alimentam uma da outra) tem dificultado bastante a minha vida e me impedindo de viver socialmente. Não é uma vida fácil mas, é a vida que é possível. 
Espero ter ajudado com estas dicas e esclarecimentos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relação entre depressão, fibromialgia e dores crônicas

Como será o amanhã?