Como será o amanhã?

A síndrome da fibromialgia tem uma característica enlouquecedora de não sabermos como será o nosso amanhecer, nem o nosso entardecer,  muito menos a nossa noite.

Por ser uma síndrome que tem fortíssima ligação com o sistema nervoso, qualquer coisa pode disparar um gatilho de memória dos nossos muitos traumas passados ou de situações estressantes vividas. Quando isso acontece, a gente mergulha em um mar de dores pois, o corpo se retesa involuntariamente, virando um círculo vicioso: corpo retesa=dor=corpo retesa ainda mais=mais dor e ad infintum... Muito difícil de sair desse círculo e por isso as crises duram meses.

Tenho tentado realizar tarefas que não exigem grandes esforços - como arrumar a cama, lavar uma louça, etc - e não ficar muito tempo nelas.

Descobri no crochê uma forma muito prazerosa de voltar a me sentir útil e ao mesmo tempo,  uma terapia ocupacional que me fazia esquecer a condição limitante. No entanto,  o músculo chamado "trapézio", na sua parte superior, próxima à nuca e ombros, inchou devido aos esforço repetitivo dos movimentos do crochê. Eu havia me envolvido tanto na gostosura da atividade que havia me esquecido de parar e alongar. Não deu outra: uma crise que já dura quase um mês. E haja fisioterapia que não adiantava muito porque as dores nos ombros eram insuportáveis.

Foi quando me lembrei do processo de auto-indução. Se minha mente manda no meu corpo,  posso enviar "ordens" para qualquer parte do corpo. Assim, comecei a falar em voz alta, pra mim mesma: "meu pescoço,  eu sinto muito pelos esforços enormes que você teve que carregar; te peço perdão por ter feito isso com você; agora, não há mais motivos pra você se retesar; não há mais perigos, medos ou sofrimento.  Te peço que relaxe. Neste momento eu te digo, relaxe. Apenas, relaxe."

Fiz o mesmo para o músculo do trapézio e para as costas. E quando eu falava, mentalizava o grupo muscular que eu estava conversando. Comecei a fazer isso ontem quando eu estava indo pra fisioterapia. Hoje, já pude voltar à realizar as atividades mais simples como lavar os cabelos e penteá-los. Pretendo retomar o croché,  experimentando colocar um alarme no celular, de 20 minutos. Assim, à cada 20 minutos, devo levantar, alongar, caminhar, pra poder retomar a atividade que tanto me apacionei.  Croché mudou meu padrão de pensamento: me sinto produtiva novamente e reduziu demais a ansiedade. Amo muito!

À cada crise de fibromialgia,  um aprendizado: criar novas estratégias e recomeçar!  Não dá pra fazer planos porque não temos controle sobre nossos gatilhos que disparam a crise de dor. Mas, podemos aprender com cada crise e ressignificar as estratégias de vida.
É uma nova forma de viver!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A síndrome do intestino irritável e a fibromialgia

Relação entre depressão, fibromialgia e dores crônicas